Projeto de Lei pretende limitar a atuação de atletas transexuais no esporte em João Pessoa

Um Projeto de Lei busca determinar que o sexo biológico seja o único fator que determine em qual categoria - feminino ou masculino - os transexuais vão poder participar em competições esportivas em João Pessoa. A proposta é da vereadora Eliza Virgínia, do PP, que visa proibir que transexuais participem de disputas onde atuem em equipes distintas do seu sexo biológico. O PL ainda vai passar pela aprovação - ou não - nas Comissões, para que então seja direcionado ao Plenário para uma possível consolidação. A leitura do projeto será realizada na próxima terça-feira, na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Caso o Projeto de Lei seja aprovado, os atletas transexuais nascidos no sexo masculino serão impedidos de participar de competições na categoria feminina e vice-versa. A instituição que for na contramão da lei poderá receber uma multa em até 50 UFIrs (Unidade Fiscal de Referência).

A explicação da vereadora se baseia em uma possível vantagem que os transexuais teriam nas competições de categoria feminina nas quais estivessem inseridas. A maior preocupação da parlamentar consiste no espaço que estaria sendo "ocupado por transexuais".

- Mesmo com todos os procedimentos de cirurgia, redesignação sexual, alteração do nome social, implantes mamários, entre outros, é fato comprovado pela medicina que do ponto de vista fisiológico, a formação orgânica não muda. Com isso, as transexuais levam vantagens quando participam de competições com mulheres. Estou mais preocupada com esse espaço que é da mulher e está sendo ocupado por transexuais - explicou Eliza Virgínia.

Caso recente no vôlei feminino


Um caso recente de polêmica acerca deste caso, aconteceu na Superliga feminina de vôlei, envolvendo, inclusive, o treinador e multicampeão Bernardinho. O técnico do Sesc-RJ disparou um comentário acerca do ataque da oposta Tifanny, primeira atleta transexual a atuar no vôlei profissional brasileiro, que atua no Sesi-Bauru, que dividiu interpretações.

Após Tifanny marcar mais um ponto a favor da sua equipe, explorando o bloqueio do Sesc-RJ, Bernardinho foi flagrado pela transmissão da TV disparando a seguinte frase: "Um homem é f*".

O técnico, sete vezes medalhista olímpico, prontamente usou as redes para se desculpar, explicando que se "referia ao gesto técnico e ao controle físico que ela tem, comum aos jogadores do masculino e que a maior parte das jogadoras não tem". No dia seguinte, Tifanny saiu em defesa de Bernardinho, atestando que não sentiu preconceito nem desrespeito por parte do treinador, e que, de fato, não tem como esquecer a forma como aprendeu a fazer o gesto técnico que usou para atacar na partida. Ao fim do duelo, o time de Tifanny saiu vencedor, com um êxito de 3 sets a 1 sobre a equipe de Bernardinho.

Globo Esporte/PB

Aguinaldo Mota

Aguinaldo Mota é jornalista, fotógrafo e comunicador paraibano com vasta experiência na cobertura de notícias policiais e de interesse público. Conhecido como “Repórter Cabuloso”, atuou em importantes veículos de comunicação da Paraíba, incluindo portais, emissoras de TV e rádio. Veja perfil completo clicando em Sobre Nós

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Cabuloso.

Postagem Anterior Próxima Postagem