Tramita na Câmara de João Pessoa PL que propõe Programa de Teste Vocacional para alunos da rede pública municipal - Portal Cabuloso

Breaking

Breaking News


sábado, 22 de dezembro de 2018

Tramita na Câmara de João Pessoa PL que propõe Programa de Teste Vocacional para alunos da rede pública municipal

Os alunos das escolas públicas municipais de João Pessoa poderão contar com mais uma ferramenta,  para auxiliar na escolha de uma profissão ou carreira. O Programa de Teste Vocacional é um Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Eduardo Carneiro (PRTB), pretende nortear profissionalmente os alunos matriculados na última série do ensino fundamental da rede pública.

O documento, que tramita na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), preconiza que as escolas públicas municipais ficam obrigadas a aplicar testes vocacionais gratuitos para todos aos alunos do último ano do Ensino Fundamental. Esses testes serão programados e aplicados por equipes técnicas especializadas na área de psicologia.

Em sua justificativa, Eduardo Carneiro defende que o PL tem por finalidade específica auxiliar os jovens no desenvolvimento de suas potencialidades, já que a escolha da profissão é um passo muito importante que os jovens tem que tomar na vida e coincide com o período da adolescência.

O parlamentar ainda esclarece que a orientação vocacional nada mais é do que testes psicológicos que são aplicados ao aluno para que ele decida qual profissão ele tem mais afinidade. De acordo com ele, há ainda aplicação de técnicas de autoconhecimento aliadas as dinâmicas, avaliações e feiras de profissões que ajudam o aluno a escolher o melhor caminho para a profissão.

“Todas essas técnicas juntas podem ajudar os a jovens a ir pelo melhor caminho profissional. É claro que como em todas as decisões importantes e quase que definitivas existe o medo, a insegurança e uma das maneiras para tranquilizar o jovem nesta fase difícil é fazer o uso da orientação vocacional”, defende o vereador.

De acordo com ele, a preocupação acerca de que o jovem quer ou não fazer em relação a sua futura carreira, os seus interesses e talentos, o mercado de trabalho e a real possibilidade de atuar em uma profissão que lhe traga realizações, são alguns dos diversos fatores que influenciam na tomada de uma decisão importante.

“Essa será uma ferramenta importante, nos dias atuais, onde os jovens buscam o caminho para um futuro certo e seguro. O teste vocacional vem como um suporte, uma base para o autoconhecimento. Prestando esse tipo de atendimento aos jovens, principalmente os mais carentes, o Poder Público revela estar atento as necessidades dos que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, orientando, guiando na busca de um futuro igualitário de oportunidades e estimulando seu crescimento profissional”, assevera.

De acordo com matéria, as condições técnico-operacionais e os objetivos específicos desses testes são de responsabilidade da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa (Sedec)

Eduardo Carneiro deixa claro que a efetivação da lei não acarretará despesas extras ao Executivo, uma vez que o Poder Público Municipal dispõe de psicólogos que poderão aplicar os testes vocacionais.

Caso seja aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, o projeto se torna lei e entra em vigor na data de sua publicação.

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário