Em sessão solene na CMJP neste sábado, historiador recebe título de cidadania - Portal Cabuloso

Breaking

Breaking News


domingo, 28 de outubro de 2018

Em sessão solene na CMJP neste sábado, historiador recebe título de cidadania

"Com muita honra, me torno o mais novo cidadão pessoense. Agradeço a Câmara Municipal de João Pessoa, e ao vereador Dinho, que me concederam essa tão importante honraria". A declaração foi do professor, historiador e pesquisador Adauto Leitão de Araújo Júnior, natural da cidade de Patos (no Alto Sertão da Paraíba), que recebeu na tarde deste sábado (27), o Título de Cidadão Pessoense pelos relevantes serviços prestados à Capital paraibana.

Radicado, há vários anos, na cidade do Ceará, capital de Fortaleza, Adauto Leitão ressaltou, porém, que João Pessoa é uma cidade bela, que lhe acolhe com amor e carinho. "Essa cidade (João Pessoa) está marcada na minha vida. É uma cidade que me dar tranquilidade, paz e é bonita por natureza", destacou o homenageado.

O professor Adauto tem um trabalho de pesquisa que identificou que os exploradores Pero Coelho de Souza e Martins Soares Moreira, saíram de João Pessoa, que na época era denominada de Filipéia de Nossa Senhora das Neves, para fundar Fortaleza (capital do Ceará), tendo o Marco Zero como ponto principal do início da fundação. Esse trabalho foi reconhecido pelo Instituto Histórico Geográfico da Paraíba (IHGP) em 2005 e ainda rendeu, ao autor, prêmios na Espanha e Portugal, além de condecorações na cidade cearense.

O vereador Dinho, autor da propositura, conseguiu reunir na Sessão Solene, que ocorreu no auditório de eventos de um hotel, localizado na orla de Manaíra, em João Pessoa, os pais do homenageado, Adauto Leitão de Araújo e Maria de Lourdes Almeida Leitão, a irmã, Herbênia, primos e cunhados. Durante seu discurso, Dinho lembrou que essa horaria havia sido aprovada em 2008, mas somente dez anos depois foi possível entregá-la, devido aos contratempos e aos compromissos do pesquisador.

O parlamentar fez questão de enaltecer o trabalho de pesquisa feito pelo historiador Adauto Leitão e a importante prestação de serviço que ele realiza, em suas palestras pelo mundo afora, destacando as belezas e potencialidades turísticas da Cidade das Acácias. Alguns familiares também discursaram para homenagear o professor, como o cunhado Nazareno de Oliveira e sua irmã, Herbênia.

Paulo de Pádua

Nenhum comentário:

Postar um comentário